A democratização dos meios de comunicação nos últimos anos, principalmente com a popularização da internet, permitiu que as pessoas se informem mais e melhor, a partir de fontes novas. Apesar disso, é inegável que as emissoras de televisão aberta continuam fortes, em especial a Globo, dona das maiores audiências e cotas comerciais.
Nesse contexto, foi surpreendente e animadora a sequência de links ao vivo exibida pela emissora nesta quinta-feira (28), para falar da bicicleta como alternativa de transporte dos brasileiros. Como jornalista e telespectador, confesso não recordar de outra ocasião em que o ciclismo tenha merecido tanto destaque da “vênus platinada”.
Repórteres falaram da situação de ciclovias em várias capitais do país e em cidades do interior, como Sorocaba (SP), reconhecida pela boa extensão de ciclovias e oferta de bicicletas para aluguel: Veja aqui. Na capital paulista, um deles inclusive levava uma câmera no capacete, para relatar as dificuldades em um percurso não demarcado.
Quem trabalha com jornalismo sabe que, ainda hoje, matérias da Globo têm o poder de “pautar” concorrentes, ou seja, influenciar para que outras emissoras também falem do assunto. Surge assim a esperança de ver, em breve, mais matérias sobre esse meio de transporte na Record, Band, SBT e afins.