Parece noticia velha, mas não é. Em novembro de 2013 postamos aqui no Via Trolebus sobre o sucessivos atrasos nas obras de instalação do novo sistema de sinalização. Só para dar uma pincelada rápida, a medida é crucial para que CPTM possa reduzir o intervalo entre trens para 3 minutos, junto é claro com as obras do ferroanel.
Os prazos para a instalação da nova tecnologia foram dadas a partir de 2007, e até 2012 todos os ramais deveriam contar com as sistemas de sinalização. Acompanhe:
Em 2007, a CPTM fechou financiamento do Bird para implantar o ATC nas linhas 7-Rubi, 9-Esmeralda e 12-Safira no valor à época de R$ 200 milhões, ganho por o consórcio formado por Efacec e Union Switch. Nessas linhas, o intervalo entre os trens deveria ter caído para 4 minutos no fim de 2010, mas houve atrasos sendo que apenas a linha 9, que teve a sinalização instalada, tem este intervalo nos trecho entre Pinheiros e Jurubatuba no horário de pico. O novo prazo agora para os ramais 7 e 12 é para 2016, ou seja 9 anos depois…
Já em 2009 a Companhia assinou um contrato de € 280 milhões com um consórcio formado pelas espanholas Dimetronic e Infoglobal e pela brasileira MPE Montagens e Projetos Especiais. O contrato prevê a implantação de um novo sistema de sinalização e controle de tráfego, o chamado CBTC, nas linhas 8, 10 e 11. Naquele ano, as linhas 8 e 11 tinham o prazo de 18 meses, ou seja, 2012 para instalação da nova sinalização a partir da assinatura do contrato. Na linha 10, o prazo é de 18 meses depois de terminada a instalação do novo sistema nas linhas 8 e 11.
Porem o ramal que tem a funcionalidade mais adiantada é o 8-Diamante, com 70% das obras concluídas. Nenhum dos 3 ainda operam com CBTC.
As informações foram passadas pela própria companhia através do SIC – Serviço de Informação ao Cidadão