Estação Cardeal Arco Verde do Metrô Rio - Foto: Alexandre Macieira
Metrô Rio

Rio vai contratar estudos para expansão de três linhas do metrô

A cidade maravilhosa tem um trânsito não tão maravilhoso assim, e agora uma notícia que animou nossos amigos cariocas: O governo do estado carioca vai licitar no mês de setembro os projetos básicos de três novas linhas de metrô: Estácio-Carioca-Praça XV; Uruguai-Engenhão e Jardim Oceânico-Alvorada-Recreio. Juntos, os novos trechos beneficiem 912 mil passageiros por dia.

Somados aos atuais 41 km, a ampliação da rede metroviária vai atender também os moradores da Baixada Fluminense. Um grupo de trabalho composto por especialistas da Rio Trilhos foi criado para desenvolver estudos que visam à linha Pavuna-Baixada Fluminense. Sem dúvidas, é uma boa notícia, ainda que não tenha previsão das obras, muito menos de operações nos novos trechos.

A Linha Jardim Oceânico-Alvorada-Recreio terá 14 estações e percorrerá uma distância de 16,9 quilômetros. A estimativa é de que 302 mil passageiros circulem no trecho por dia. A Linha Uruguai-Engenhão receberá seis estações em um trecho de 8,9 quilômetros. A previsão de demanda é de 160 mil passageiros por dia.

Já a Linha Estácio-Carioca-Praça XV terá três estações e percorá um trecho de 3,7 quilômetros. A demanda estimada é de 450 mil passageiros por dia.

Estação Cardeal Arco Verde do Metrô Rio - Foto: Alexandre Macieira
Estação Cardeal Arco Verde do Metrô Rio – Foto: Alexandre Macieira

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Comente!

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade

Assuntos

Anúncios