Metrô SP

Opinião: Por que só o Metrô e a CPTM tem que funcionar 24 horas?

Nesta quarta-feira (25) após partida no Itaquerão entre Corinthians e Bahia pela Copa do Brasil, muitos torcedores ficaram na mão na volta para a casa, já que o sistema metroferroviário não teve nenhuma extensão no horário de operação. O jogo começou às 22h00 e o último trem da CPTM saiu da estação Corinthians- Itaquera à meia noite e do Metrô à 0h19.

622_fec5b944-762a-3e79-91e7-c553f0129968

A pergunta que vem imediatamente é sobre o motivo da companhia dos trens e do Metrô não terem programado viagens adicionais para atenderem os corintianos. Porem outros fatores ficam ofuscados, e queremos compartilhar com os leitores:

– Tanto Metrô e CPTM dizem que não podem estender o horário de operação, já que a medida comprometeria a manutenção das vias. Esta é uma discussão antiga, e muito se cobra um funcionamento 24 horas do sistema metroferroviário, comparando-se a outras cidades do mundo que possuem este tipo de serviço. No entanto, nos sistemas estrangeiros existem mais de 2 vias, onde é possível interditar parte delas sem que haja a interrupção do serviço;

l3

– Será que vale a pena comprometer a manutenção para atender 70 mil trocedores e colocar em risco a vida dos 1,4 milhão de passageiros que usam a linha 3-vermelha todos os dias, isso sem contar a demanda do expresso Leste, a maior da companhia?

– Por que não podem ser criadas outras linhas expressas de ônibus que cubram os trajetos do Metrô?. Outras, e não apenas o reforço da linha 4310, que vai de Itaquera ao Parque Dom Pedro II.

– Por que o jogo precisa ser as 22h00? ah, tem a novela…

É óbvio que a cidade precisa sim de uma estrutura de transporte 24 horas. Existe promessa por parte da prefeitura na criação desta rede por meio de linhas de ônibus. Mas não se pode despejar a problemática apenas em um modal de transportes…

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Comente!

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade

Anúncios