Na manhã desta quinta-feira, 10 de Julho, circulou pela ultima vez na Linha 3-Vermelha um trem da frota C, a composição C02, ou para funcionários mais antigos da companhia, o 302.
O Metrô de São Paulo assinou o contrato com a Mafersa e com a Cobrasma em 1978 para o compra de 47 trens, sendo 25 da Cobrasma, hoje chamado de frota C e 22 trens da mafersa, hoje conhecido como frota D, que circula nas linhas 1 e 3 e que também esta com os dias contados.
O primeiro trem da frota C, a composição 301 foi entregue ao Metrô no dia 30 de Janeiro de 1982, para início dos testes de dinâmicos. Esta composição entrou em operação comercial pela primeira vez no dia 14 de Setembro de 1984, em homenagem aos 10 anos de operação do Metrô de São Paulo. O ultimo trem desta frota tem como ano de fabricação, 1986.
Em 2009 o governo do Estado de São Paulo assinou contratos para reformas de trens, entre eles os 25 cobrasmas. O Consórcio responsável pela modernização dos trens da Frota C é o MTTrens, formado pelas empresas MPE, T’Trans e Temoinsa. As composições são modernizadas no Rio de Janeiro e seguem pela ferrovia:
As duas imagens acima são do site Mafia CTC
Depois da modernização, os trens voltam ao sistema como frota K, a famosa série apontada pelo sindicato da categoria como perigosa, onde foram registradas incêndios, descarrilamento, e até abertura de portas no lado oposto e com o trem em movimento.