Trólebus Marcopolo após reforma
Internacional

Conheça o sistema de transporte público da Argentina

Seguindo a série de 3 postagens sobre os finalistas da copa do mundo, desta vez vamos falar do transporte público de nossos hermanos Argentinos, e fazer uma análise fiel a realidade, deixando a rivalidade apenas no futebol, afinal nossa página é sobre mobilidade…

Veja também:

– Capital da Alemanha da exemplo de integração dos modais no transporte público

– Na capital da Holanda, apenas 20% da população anda de carro

De acordo com informações do site ohbuenosaires.com o país sul-americano possuí um sistemas de transporte bem estruturado, sendo que a maioria funciona as 24 horas por dia.

Metrô

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O “Subte” (em espanhol) ou metrô de Buenos Aires tem partidas a cada 4 minutos. A malha foi a pioneira na América latina sendo inaugurada em 1913. A rede tem 55 km de extensão divididos em 6 linhas. Nada mal para uma cidade com 203,3 km². Só para termos comparativos, a capital paulista tem 1 522,986 km² e 75 km de Metrô.

Assim como em nosso Metrô, o sistema argentino abre espaço para as mais diferentes formas de cultura. É possível encontrar em suas instalações pinturas e murais originais e reproduções, esculturas, estátuas e retratos, além de haver espaços para apresentações de música e teatro.

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Ônibus

Talvez o ponto mais curioso no ônibus, mais especificamente falando de uma linha intermunicipal, é que os veículos não possuem catracas. O passageiro entra, coloca as moedas ou o cartão na máquina, sai seu comprovante de pagamento e embarca efetivamente.

Imagem extraída do site Exploradores Urbanos
Imagem extraída do site Exploradores Urbanos

O modal é o meio de transporte mais econômico no sistema de mobilidade da capital, embora possa ser menos eficiente nos dias de engarrafamento no centro. Mas, a malha de ônibus é extensa e serve a toda cidade. Os ônibus circulam durante todo o dia, diminuindo de frequência depois da meia noite.

Buenos Aires possui também um transporte turístico que passa por diversos pontos ao longo do dia e funciona no sistema hop on/ hop off, em que se pode descer e subir quantas vezes quiser no período válido do ingresso comprado.

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Trens

Segundo o portal Trade Clube, a ferrovia é o meio mais rápido e mais utilizado para entrar ou sair da cidade. Desde o terminal do Retiro (perto da Torre dos Ingleses) até o norte da Grande Buenos Aires, desde a Plaza Constitución até o sul do conurbano e desde a estação Lacroze até o noroeste. O trajeto direto até a cidade de Tigre (o Delta) dura 45 minutos. O trem conta com ar condicionado em cada vagão.

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Sistema de trólebus

Nosso país vizinho possuí 3 sistemas de trólebus, nas cidades de Rosário, Córdoba e Mendoza. Parte da frota de Rosário são do mesmo lote dos ônibus elétricos que rodam no corredor São Mateus-Jabaquara de carroceria Marcopolo G4, vindos do sistema de Belo Horizonte:

Trólebus Marcopolo
Trólebus Marcopolo
Trólebus Marcopolo após reforma
Trólebus Marcopolo após reforma

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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