SPTrans

Estudo da CET aponta que faixas de ônibus fazem passageiros ganharem 38 minutos por dia

2013-08-05-fa-faixa23-8-13_1379356584_1380555432
Um estudo por parte da Companhia de Engenharia de Tráfego – CET, mostra que a implantação das faixas exclusivas para os ônibus fizeram com que em média cada passageiro ganhasse por dia 38 minutos. A pesquisa foi feita com o trajeto de 3 milhões de pessoas que usam ônibus da cidade de São Paulo. O ganho geral foi de 1,9 milhões de horas/dia.

O estudo chegou a esta conclusão levando em conta as velocidades médias praticadas nas vias exclusivas, o tempo de deslocamento dos passageiros dentro dos ônibus e também o impacto da lentidão nas faixas – antes e após a implantação das estruturas.

Confira os dados de algumas vias no período de julho de 2013 a abril de 2014:

– Radial Leste chegou a 25,8 km/h no sentido bairro e de 27,5 km/h no sentido centro;
– Nas marginais, os ônibus percorreram a 28,5 km/h para o bairro e a 28,2 km/h para o centro, na Pinheiros; e a 25,9 km/h no sentido Castello e 28,9 km/h no sentido Ayrton Senna da Tietê.

Segundo nota da prefeitura, “todos os dados apresentados consideram o horário de funcionamento das faixas exclusivas. No caso das marginais, as informações se referem ao horário de pico. Ressalte-se que em todos os casos a velocidade está acima de 20 km/h”.

Atualmente a cidade conta com 342 quilômetros de faixas para ônibus.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Comente!

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade

Anúncios