Um estudo por parte da Companhia de Engenharia de Tráfego – CET, mostra que a implantação das faixas exclusivas para os ônibus fizeram com que em média cada passageiro ganhasse por dia 38 minutos. A pesquisa foi feita com o trajeto de 3 milhões de pessoas que usam ônibus da cidade de São Paulo. O ganho geral foi de 1,9 milhões de horas/dia.
O estudo chegou a esta conclusão levando em conta as velocidades médias praticadas nas vias exclusivas, o tempo de deslocamento dos passageiros dentro dos ônibus e também o impacto da lentidão nas faixas – antes e após a implantação das estruturas.
Confira os dados de algumas vias no período de julho de 2013 a abril de 2014:
– Radial Leste chegou a 25,8 km/h no sentido bairro e de 27,5 km/h no sentido centro;
– Nas marginais, os ônibus percorreram a 28,5 km/h para o bairro e a 28,2 km/h para o centro, na Pinheiros; e a 25,9 km/h no sentido Castello e 28,9 km/h no sentido Ayrton Senna da Tietê.
Segundo nota da prefeitura, “todos os dados apresentados consideram o horário de funcionamento das faixas exclusivas. No caso das marginais, as informações se referem ao horário de pico. Ressalte-se que em todos os casos a velocidade está acima de 20 km/h”.
Atualmente a cidade conta com 342 quilômetros de faixas para ônibus.