Ciclista

A demanda reprimida no uso da bicicleta na cidade de São Paulo

Você iria ao trabalho ou escola de bicicleta se houvesse condições seguras para percorrer o trajeto? É a favor da implantação das ciclovias? Em tempo que se discute o uso do viário para ciclistas, muito se discute sobre o uso destas estruturas. Alguns especialistas afirmam que o investimento nas vias cicloviárias não justifica pelo fato de que poucas pessoas vão usar a faixas.

Esta afirmação é no minimo leviana visto que cresceu a quantidade de pessoas que usam a bicicleta como meio de deslocamento. Estima-se que um milhão de pessoas já utilizem a bike para ir ao trabalho na cidade de São Paulo, segundo reportagem da rádio Jovem Pan que abordou o tema em março.

Já sobre a demanda reprimida, termo usado quando a capacidade de consumo de algum bem ou serviço não se concretiza por algum motivo, 40% dos paulistanos usariam a bicicleta se houvesse mais segurança no trânsito. Os dados são de uma pesquisa da ONG Nossa São Paulo feita em 2012.

Os dados dão conta de que a adesão da bicicleta não esta ligado apenas a vida saudável, ou para fuga do trânsito caótico. O uso da bicicleta também é uma forma de não gastar dinheiro com o transporte público ou com o carro.

sd_urban_2011-3271

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Comente!

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade

Assuntos

Anúncios

Cadastre-se em nossa newsletter!