Secretário Municipal de Transportes, Jilmar Tatto testou a funcionalidade
SPTrans

Pontos de ônibus de SP agora possuem QR Code com dados sobre as linhas

novos_pontos_de_onibus_avenida_paulista_-_divulgacao_otimaO passageiro do ônibus que passar pela avenida Paulista, na avenida 23 de Maio e na região de Itaquera, onde fica a Arena Corinthians, conta agora com uma nova funcionalidade. Começou a funcionar nesta terça-feira (24) a transmissão de informações sobre linhas e itinerários através de símbolos QR Code. A sigla em inglês significa “resposta rápida”, e funciona como uma espécie de código de barras em duas dimensões que pode ser escaneado pela maioria dos celulares que têm câmera fotográfica.

Depois da decodificação, o código passa a ser lido pelo aparelho como um trecho de texto, um link nesse caso, que irá redirecionar o acesso ao conteúdo publicado no site da Prefeitura. Então, o passageiro poderá saber em tempo real quanto tempo falta para a ônibus chegar.

Ao utilizar a ferramenta, a pessoa é direcionada a uma página da SPTrans, com a relação de linhas e itinerários, e ao programa “Olho Vivo”, que calcula o tempo de espera.

Secretário Municipal de Transportes, Jilmar Tatto testou a funcionalidade
Secretário Municipal de Transportes, Jilmar Tatto testou a funcionalidade

Se para quem tem Smartphone a informação é ao vivo e em tempo real, para quem depende do tradicional aviso ainda passa aperto. É por uma folha em tamanho A4 que são informadas as linhas que passam pelo local, com letras minusculas.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus