Brasil

Governo Federal mudou critério para a liberação dos recursos de Mobilidade Urbana

Após os protestos que tomaram as ruas de muitas capitais brasileiras, o governo federal anunciou um pacote de investimentos como resposta ao movimento. Então, a presidente Dilma Rousseff anunciou a liberação de R$ 50 bilhões para financiar obras de mobilidade em cidades com 700 mil moradores ou mais.

No entanto, muitas cidades interessadas na verba não tinha condições de recebe-las por falta de projeto. Muitos municípios até tinham projetos, porem apresentavam erros já que tinha sido feitos as pressas.

Agora o Governo Federal mudou os critérios para liberação de verbas para financiamento de obras de mobilidade urbana, onde as cidades que possuam entre 400 mil e 700 mil habitantes poderão ser contempladas.

A verba poderá ser usada para mais 26 municípios com um total disponível para financiamentos de R$ 21 bilhões, entre elas Oito capitais: Rio Branco (AC), Macapá (AP), Vitória (ES), Proto Velho (RO), Florianópolis (SC), Aracaju (SE), Cuiabá (MT) e Boa Vista (RR).

Já no estado de São Paulo, podem ter acesso aos financiamentos municípios como Sorocaba, Santos, São José dos Campos, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto.

Em Minas Gerais, as cidades que podem ser contempladas são Contagem, Uberlândia e Juiz de Fora.

Em Pernambuco, os novos critérios permitem que Jaboatão dos Guararapes pleiteie os recursos desde que tenha projetos de mobilidade urbana.

http://blogpontodeonibus.files.wordpress.com/2013/03/191012-onibus-e111-jardim-layr-int.jpg

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus