VLT

Alckmin apresenta o primeiro VLT da Baixada Santista

10371939_10153442144777837_7187000446145804950_n
O Governador Geraldo Alckmin apresentou, nesta sexta-feira, 6, o primeiro VLT que irá circular entre São Vicente e Santos.

“Destaco aqui a inovação, porque o VLT tem alta capacidade, 400 passageiros, ele é elétrico, não é poluente, é silencioso, então onde ele passar, vai recuperar a região, gerar novos empreendimentos, comércio, serviço, enfim, vai valorizar, revitalizar, integrar mais a Região Metropolitana e resolver esse grande desafio da mobilidade urbana”, enfatizou o governador.

O VLT foi apresentado na estação Nossa Senhora das Graças é uma das cinco que estão com as obras civis concluídas no trecho Barreiros – Porto do VLT. As demais são Mascarenhas de Moraes, São Vicente, Antônio Emmerich e José Monteiro. Outras três estações localizadas em São Vicente e as estações localizadas no município de Santos têm previsão de conclusão de obras até dezembro de 2014.

Outra grande obra é o novo Viaduto Antônio Emmerich, localizado na região central de São Vicente e liberado para o trânsito nesta semana. A reforma do Viaduto, iniciada em outubro de 2013, consistiu na demolição da antiga estrutura e alargamento do vão existente, construção de duas vias duplas (uma em cada sentido) de circulação para a operação do VLT e mais duas viasduplas para o trânsito geral e revitalização da ciclovia.
Além disso, 75 ônibus zero km foram acrescidos ao sistema intermunicipal de ônibus, gerenciado e fiscalizado pela EMTU/SP na Baixada Santista, responsável pelo transporte de 220 mil usuários por dia. O investimento total das empresas é de R$ 19,5 milhões.

O governador também autorizou nesta sexta-feira a execução do projeto funcional do BRT Litoral Sul. Esse BRT seria a continuação do VLT que por sabe quais lá motivos foi descontinuado. Com extensão de cerca de 18km, o Corredor ligará Vila Caiçara, na Praia Grande, até a Estação de Transferência do VLT São Vicente, beneficiando os municípios de São Vicente e Praia Grande, que somam uma população de 600 mil habitantes.
“BRT nós autorizamos já o projeto funcional, são 18 km ligando São Vicente até Praia Grande. Agosto nós começaremos com os testes operacionais, as pessoas já vão poder usar, mas ainda vai estar em teste, não vai estar ainda em atividade comercial”, disse o governador. A conclusão do projeto funcional está prevista para o 2º semestre de 2014.

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Comente!

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade

Assuntos

Anúncios

Cadastre-se em nossa newsletter!