CPTM

Senado autoriza Governo de SP a tomar empréstimo para Linha 13

Novo-trem-cptmO Senado autorizou nesta terça-feira, 6, o Governo de SP a tomar empréstimos internacionais para obras. Dentre as obras que serão beneficiadas está a futura linha 13-Jade, da CPTM, que ligará a estação Eng Goulart, da linha 12-Safira, ao Aeroporto de Guarulhos.

O Estado de São Paulo pretende contrair empréstimos de 300 milhões de euros com a AFD (Agência Francesa de Desenvolvimento). A linha já está em obras.

“O objetivo do projeto a ser financiado é promover a mobilidade dos usuários da malha ferroviária na região metropolitana de São Paulo, inclusive o melhor acesso ao Aeroporto Internacional. Serão investidos um total de 557,48 milhões de euros, dos quais 300 milhões financiados pela AFD”, disse o senador Álvaro Dias.

A agência vai desembolsar os valores nos próximos cinco anos para o Estado. O investimento total estimado para implantação da nova linha é de R$ 2,1 bilhões, o que prevê, além das obras civis, os serviços de supervisão e sistemas de energia e material rodante.

A previsão é que a linha comece a operar em 2015.

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus