Metrô SP

Promotoria pede que contratos de reformas de trens do Metrô sejam anulados

88446549579704713446814

O promotor Marcelo Milani, em entrevista ao jornal Nacional, da TV Globo, quer que os contratos de reformas dos 98 trens do Metrô seja cancelado. No inicio do ano, a modernização já havia sido suspensa por recomendação da promotoria. De acordo ainda com o promotor, apenas 50% da frota passou por modernização, conforme nos adiantamos aqui.

Segundo ainda a Promotoria, as empresas acertaram o preço, formaram quatro consórcios e dividiram entre elas os contratos de reforma. O MP também acusa o ex-presidente do Metrô José Jorge Fagali e outros dois ex-diretores de terem fraudado a companhia para obter vantagens.

Agora o promotor Marcelo Milani pede a dissolução das empresas que teriam participado do suposto esquema de cartel, a quebra dos sigilos fiscal e bancário das empresas e dos ex-diretores do Metrô, e uma indenização de R$ 2.498.168.317,76 ao estado.

ft_mod_metrosp

Entre as empresas, estão a Alstom (Frota I e L), a Bombardier (frota J), a Siemens (Também participou da reforma da frota I) e a TTrans (que modernizou a famosa frota K). Os promotores dizem ainda que estes trens reformados saíram mais caros do que composições novas.

O Metrô afirmou a reportagem que só vai se pronunciar quando for notificada oficialmente.

P1010869

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus