Ciclista

Urbanista cria “cruzamento protegido” nas ruas para ciclistas

protected1

Ainda que a ciclovia seja a opção mais segura para os ciclistas, já que falta educação por parte dos motoristas, o meio de locomoção ainda apresenta risco quando a via para as magrelas chegam aos cruzamentos. O site ciclovivo traz uma possível solução para este problema foi apresentada pelo urbanista norte-americano Nick Falbo durante um concurso promovido pela Universidade George Mason, da Virginia, Estados Unidos.

Chamado de Protected Intersection (Cruzamento Protegido), a ideia é que no entorno dos cruzamentos haja um espaço livre que o motorista não pode ultrapassar. A medida beneficia o ciclista, que não correrá mais o risco de ser esmagado no meio-fio ou ser atropelado enquanto faz uma travessia.

Inspirado em cruzamentos que já existem na Holanda, o modelo também conta com sinalização específica para bicicleta em cada canto da rua, as calçadas são mais largas e há separação de cruzamentos de pedestres e ciclistas. A solução ainda dá mais visibilidade para os ciclistas nas ruas.

O urbanista afirma em seu site que a implementação do projeto depende de uma série de desafios. Para saber mais sobre essas questões e como as ferramentas propostas podem ser colocadas em prática, acompanhe aqui.

Com as informações de Ciclovivo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Comente!

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade

Assuntos

Anúncios