A entrega do primeiro trem do monotrilho para a Linha 17-Ouro foi adiada. No ano passado, o presidente do Metrô de São Paulo, Luiz Antonio Carvalho Pacheco, havia dito que os testes começariam neste ano. (Relembre aqui)
A empresa Scomi será responsável pela fabricação dos 24 trens, que serão de alumínio. O primeiro carro protótipo virá da Malásia e todos os demais estão sendo produzidos no Rio de Janeiro, na empresa MPE, onde estão sendo fabricadas caixas estruturais dos carros das composições e montados os subsistemas do trem. A chegada do primeiro trem depende da conclusão de parte do Pátio Água Espraiada.
A Linha 17-Ouro está orçada em quase R$ 5 bilhões. Quando estiver pronto, o ramal deverá transportar cerca de 500 mil passageiros por dia. Em sua primeira fase, a linha ligará o aeroporto de Congonhas a estação Morumbi da CPTM. Posteriormente será levado até a estação São Paulo-Morumbi da Linha 4 do Metrô, e depois na outra ponta, até a estação Jabaquara, passando por 18 estações em um pouco mais de 17 km de extensão.
As informações foram obtidas pelo Serviço de Informações ao Cidadão, do Governo do Estado de São Paulo, divulgadas em fóruns de discussão especializados.