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Falha faz trem do Metrô ir em direção a paredão, diz jornal

DSC00082Recente falha grave ocorre em um trem com a nova sinalização na Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo, de acordo com reportagem do jornal “Rede Brasil Atual“. Segundo a publicação, a composição G14 não freou na estação Vila Prudente, e só não houve colisão com o fim da linha onde termina o túnel, porque o condutor aplicou freio de emergência. O incidente ocorreu em horário de pico, às 8h, e havia passageiros na composição.

No texto que retrata a falha que não é inédita, é relatado que “o condutor…do trem estava alinhando em Vila Prudente, reduzindo a velocidade, quando, ao chegar na metade da plataforma, acelerou sozinho. O metroviário puxou a alavanca de frenagem e conseguiu parar a composição cerca de dez metros além do devido: é o que se conhece como parada longa, ou seja, quando o trem cessa movimentos depois dos limites da plataforma”. Denúncias de funcionários do metrô apontam que o mesmo incidente ocorrera “pelo menos cinco vezes” em 2011 e 2012, no início da fase de testes.

O operador afirma que essa diferença correspondeu ao comprimento de um carro. Depois da plataforma da Vila Prudente, existe um paredão. Condutores ouvidos pela reportagem afirmam que o espaço entre a estação Vila Prudente e o para-choque que sinaliza o fim da linha é de, no máximo, três carros (vagões). Como o trem ficou desalinhado com a plataforma, nem as portas do trem nem as da plataforma se abriram.

No mês de Fevereiro, pelo menos três panes acometeram o CBTC na Verde. Duas delas ocorreram aos domingos, nos dias 9 e 16 de fevereiro. Na ocasião, trens sumiram das telas do Centro de Controle Operacional (CCO) do Metrô, provocando uma situação de risco conhecida como “trens fantasmas”. O defeito levou a paralisações que duraram 17 e 40 minutos, respectivamente.

MP recomendo cancelamento do contrato

A pena ocorreu apenas quatro dias depois de o Metrô ter ter negado a recomendação do Ministério Público de São Paulo (MP-SP) a cancelar o contrato com a instalação da nova tecnologia, contratada pela Alstom por R$ 726 milhões.

Resposta do Metrô

Segundo o jornal, o Metrô não desmentiu a falha da segunda-feira (22). “O Metrô esclarece que não há registros de ocorrências que tenham comprometido o desempenho do sistema CBTC e a segurança operacional do trecho entre as estações Vila Prudente e Sacomã, extensão da Linha 2- Verde”, afirmou a companhia, em nota.

Todas as informações que o jornal Rede Brasil Atual relatou são de um documento interno do Metrô, conhecido como Relatório de Ocorrência Técnica, na qual o jornal diz ter tido acesso.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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