Metrô SP

Propaganda do Governo do Estado de SP propõe xaveco no Metrô

Em meio as ondas do encoxadores do Metrô, onde uma série de prisões foram feitos de suspeitos de abusarem mulheres e homens nas composições da companhia, uma suposta propaganda do Governo do Estado incentiva o xaveco nos trens.

Um áudio de uma programa esportivo da rádio Transamérica mostra uma propaganda que seria do governo do estado, onde é relatada as obras em que estão sendo feitas para aumentar a malha sobre trilhos.

Nela é descrita que em todo o mundo os sistemas de metrôs são lotados, e que o fato é bom para o xaveco: “nos horários de pico, é normal trem e metro ficar lotado, é assim também nas grandes metrópoles pelo mundo. Para falar a verdade eu até gosto do trem lotado, é bom para xavecar a mulherada” – fala o personagem Gavião.

Escute aqui

O Metrô disse por meio de uma nota que “assim que tomou conhecimento do referido comercial, totalmente inapropriado, o Metrô consultou a agência responsável pela publicidade e foi informado de que seu conteúdo não só estava em desacordo com o briefing passado como também não fora aprovado – nem pela agência tampouco pelo Metrô. Advertida, a Rádio Transamérica FM tirou o comercial do ar e informou que a produção desse infeliz comercial é de sua inteira responsabilidade”

Já a rádio informou uma ouvinte pelo twitter que “em nenhum momento o texto faz qualquer alusão a qualquer tipo de violência ou abuso sexual…menciona o termo “xavecar”, se refere ao bate papo de paquera”. A emissora diz ainda que o gavião “é um personagem caricato e humorístico. A propaganda em tela tem o condão de entreter e divertir”

Por conta disso, deputados estaduais do PT Alencar Santana e Luiz Claudio Marcolino protocolaram na promotoria de Justiça de Direitos Humanos de São Paulo uma representação contra o secretário da Casa Civil, Edson Aparecido, diretor presidente da CPTM, Mário Manoel Seabra, e diretor presidente do Metrô, Luiz Antonio Carvalho Pacheco, sobre a tal propaganda:

“Não bastasse o sofrimento vivenciado por homens e mulheres no transporte coletivo oferecido pelo governo do estado, de não assegurar transporte público digno que garanta tranquilidade e preservação do direito básico da mulher de não ter seu corpo usado como instrumento da satisfação da lascívia masculina, ao contrário, o governo do Estado de São Paulo promove uma campanha publicitária que em nada contribui para a mudança desse estado de coisas e reforça a cultura machista”, diz parte da representação que pede instauração de inquérito civil e imediata suspensão da propaganda, segundo o portal IG.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus