O carro é o grande vilão na poluição, e quem é morador da região Metropolitana de São Paulo sabe bem disto: “Não existe carro que não polui, todo carro polui. Em uma frota de cerca de 7 milhões de veículos como temos na região metropolitana de São Paulo, cada um tem a sua contribuição” afirma Carlos Lacava, gerente do departamento de desenvolvimento tecnológico e sustentabilidade da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). Só na capital paulista, estimativas do órgão estadual afirmam que os carros movidos a gasolina e álcool foram responsáveis por 54,62% das emissões de monóxido de carbono. A afirmação Lacava foi transmitida em reportagem do UOL.
A solução, claro está no transporte público, e segundo publicação da Agência Brasil, sabedor disto o ministro da Ecologia de França, Philippe Martin, anunciou nesta semana que entre sexta (14) e domingo (16), os serviços de transporte coletivos serão gratuitos em Paris. Trata-se de uma medida para combater a fuligem presente no ar diante da elevada taxa de poluição registrada na região há sete dias. Além do transporte público, bicicletas serão oferecidas a população.
Pelo menos 30 departamentos franceses registraram nível máximo de poluição decretado. O ministro francês chegou a considerar a qualidade do ar como “uma emergência e uma prioridade para o Governo”.
Neste sábado a administração municipal vai analisar a evolução dos níveis de poluição e, caso não tenham diminuído, devem ser adotadas novas medidas.