Nas obras de expansão da Linha 5-Lilás, 3 tuneladoras escavam túneis que no futuro vão dar passagem para os trens que saem do bairro Capão Redondo em direção a estação Chácara Klabin, passando pela Santa Cruz. O governador Geraldo Alckmin orgulhoso, anunciou os trabalhos dos três tatuzões como um fato inédito no país, ainda que obra tenha sido contratada pelo seu antecessor, José Serra.
A nível Brasil, Alckmin até pode contar vantagem, mas quando olhamos para outras expansões metroviárias, vemos que nosso país ainda engatinha: em Moscou simplesmente 15 tuneladoras escavam o subsolo da cidade, com a promessa de que 24 equipamentos estejam em funcionamento até o final deste ano. A intenção do governo Russo é expandir em 150 km a malha de metrô entre 2012 e 2020. Cabe lembrar que a rede metroviária do país esta entre as 10 maiores do planeta.
Neste ano a rede de Moscou terá 325,4 km de linhas, sendo o sistema possuí a maior parte do seu trajeto em tuneis. A estação mais profunda, com cerca de 74 metros de profundidade é a do Parque Pobedy. O metrô de Moscou foi o sistema considerado mais rápido, e o segundo mais usado do mundo em 2012, depois da rede de Seul.
Toda a malha metroviária é mantida por uma empresa estatal, sendo que por la circulam uma média de 7 milhões de passageiros por dia, número parecido com que hoje o Metrô e a CPTM transportam por dia.
O sistema é aberto ao publico diariamente das 5h30 até 01h00 da madrugada, mas o inicio das operações podem variar de acordo com a chegada do primeiro trem. O intervalo mínimo entre trens é de 90 segundos no horário de pico.
A primeira linha foi aberta ao público em 15 de maio de 1935, tinha 11 quilômetros com 13 estações.