Internacional

Empresa Espanhola vai proibir o uso de celulares nos trens

Não é raro viajar com pessoas que não sabem fazer o bom uso do celular, seja aquela que liga o aparelho em som alto para ouvir música, conversas no telefone em um tom alto de voz ou até quem não aprendeu que é falta de educação deixa o toque do aparelho em volume alto.

Parece que o problema não é exclusivo do Brasil, tanto que uma empresa de trens da Espanha vai proibir o uso dos celulares nos trens, A Renfe. A proibição será para os trens de alta velocidade (AVE). De acordo com a imprensa espanhola, o objetivo é permitir que os passageiros possam descansar ou trabalhar em paz durante a viagem. Além de proibir que se converse ou ouça música pelo telefone, o sistema de anúncios de voz dos trens terá volume mais baixo e a iluminação será menos intensa, noticiou o portal G1.

De acordo ainda com o jornal “El pais”, a empresa também anunciou que vai testar um serviço de busca e entrega de bagagens dos usuários do trem de alta velocidade, trem de longa distância e nos trens turísticos “de porta a porta”, para aumentar a comodidade dos passageiros. A ideia é que a bagagem dos passageiros seja retirada na casa deles e entre em até 48 horas no endereço da cidade de destino. Além disso, a instalação de rede de conexão sem fio à internet nos trens da Renfe será estudada em um projeto piloto.

Tais ações são para incentivar as viagens em alta velocidade, ainda que a procura pelo modal cresceu 23% no último ano. Já a tarifa geral da passagem caiu em média 11%, e os bilhetes de ida e volta tiveram uma redução de 20%. E ainda mais, quem compra a passagem com antecipação, os descontos podem chegar a 70%.

O Brasil poderia ter este tipo de política. Ah não, faltam trens de longas distâncias e de alta velocidade…

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus