CPTM Metrô SP

Diretores do Metrô e CPTM afirmam que sistema esta preparado para a copa

Se por muitas vezes o sistema sobre trilhos da capital paulista é um verdadeiro caos, os trens da CPTM e do Metrô estariam prontos para o mundial de futebol?

De acordo com publicação da Agência Brasil, tanto o Metrô quanto a CPTM estão aptas a transportar as pessoas que vão participar da copa do mundo. A matéria traz falas dos gerentes de Operações de ambas as empresas, no 10º Seminário Nacional Metroferroviário, organizado pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), no Rio de Janeiro.

Segundo os gestores, o sistema paulista sobre trilhos tem a expectativa de um movimento de 75 mil passageiros que vão se deslocar até a Arena Corinthians (o Itaquerão), nos dias de jogos da Copa. As linhas 3-Vermelha e 11-Coral serão utilizadas também no deslocamento para o Fifa FanFest, evento para o público assistir a shows e transmissões de jogos em telões.

CMETRO14-p

O usuário sempre foi parte integrante do nosso serviço. Quando as pessoas não sabem usar o sistema, elas têm que estar extremamente orientadas para que não atrapalhem o funcionamento do próprio sistema. Então, temos um esforço muito grande para que as pessoas consigam se encontrar, e mesmo não conhecendo o sistema, chegar ao seu destino com o menor esforço possível. Todo o nosso plano foi desenvolvido dentro deste conceito”, informou o gerente de Operações da Companhia Metropolitana de São Paulo, Wilmar Fratini a Agência Brasil.

Já o gerente de operações da CPTM, Luiz Gonzaga Amstalden, afirmou que os funcionários receberam orientação no que se refere a segurança: “Tudo nesse contexto. Estamos apurando uma matriz de riscos, onde serão dados pesos para cada ocorrência, e como ela deve ser tratada pelo pessoal de operação e de segurança”, revelou.

Sobre a comunicação visual do Metrô, a companhia nos enviou uma nota dizendo que “as estações do Metrô já contam com placas de comunicação visual bilíngues, utilizando o inglês e durante o evento haverá postos de atendimento ao turista com atendentes também bilíngues em pontos estratégicos. São cerca de 400 funcionários capacitados para se comunicar em inglês. O Metrô também disponibiliza em sua Central de Atendimento empregados fluentes em inglês. Na indisponibilidade de um agente de estação que consiga se comunicar em outra língua, o turista é encaminhado ao telefone mais próximo para o contato com a central. Os mapas da rede de transportes metropolitanos de São Paulo também contam com as informações práticas em inglês e linguagem universal adotadas em outros metrôs pelo mundo.”

O seminário termina nesta quinta-feira (13), com painéis sobre temas como Parceria Público-Privada e Investimentos para o Setor, Tecnologias de Transporte sobre Trilhos e Evolução do Padrão de Qualidade nos Sistemas Metropolitanos de Trens.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus