SPTrans

Novo semáforo abrirá 10 segundos antes para ônibus

17out2013---transito-ficou-bastante-intenso-na-avenida-sao-gabriel-no-itaim-bibi-na-zona-oeste-de-sao-paulo-na-noite-desta-quinta-feira-17-1382053613817_1920x1080Um novo semáforo que abrirá 10 segundos antes para os ônibus começará a ser testado pela CET na Rua Clélia ainda este mês.

O objetivo é diminuir o conflito dos carros já que na Rua Clélia, dependendo da altura da via, há faixas exclusivas na direita ou na esquerda. A partir do cruzamento com a Rua Crasso, a canaleta destinada só para os ônibus muda da direita para a esquerda. Com isso, os veículos são obrigados a fazer uma conversão à esquerda, disputando espaço com carros e motos.

Segundo o secretário municipal dos transportes, Jilmar Tatto, pedestres e motoristas terão que ser orientados sobre o novo semáforo. A Rua Clélia passará por uma reconfiguração: a faixa de ônibus à direita será ampliada em mais uma quadra, terminando na esquina da Rua Tibério, onde será instalado o novo semáforo, que, para ser identificado, trará o epigrama de um ônibus visto de lado. No futuro, outros cruzamentos também poderão receber o sinal só para ônibus.

“Esse tempo que, em tese, o usuário do carro acha que está perdendo, porque (o sinal) não abriu ao mesmo tempo, está, na verdade, ganhando, porque evita o entrelaçamento (com os ônibus)”, disse Tatto, após entrevista à Rádio Estadão, onde anunciou a novidade.

Com informações do Estado de São Paulo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus