Imagem de Samuel Tuzi
Metrô SP

Mais um trem da frota K abre porta em movimento, aponta jornal

Uma nova “falha grave” foi registrada em um trem da frota K do Metrô. De acordo com informações do jornal “Rede Brasil Atual“, desta vez a composição K24 abriu as portas durante o percurso entre as estações Marechal Deodoro e Palmeiras-Barra Funda. A falha foi registrada as 13h40 do último sábado (8). A informação foi repassada por metroviários que atuaram na ocorrência, e que preferem não se identificar para evitar represálias. O problema foi no sexto carro quando uma das portas do sexto carro abriu-se e fechou-se sozinha, inesperadamente e sem comando da cabine. O condutor percebeu a pane e aplicou freios de emergência, trafegando em velocidade reduzida até a plataforma.

O jornal afirma que a companhia do Metrô se recusou a considerar tal problema como falha grave: “Abertura de portas em movimento é uma das falhas mais preocupantes do sistema metroviário”, explica um funcionário ao jornal. “É grave principalmente para os usuários. Se houver gente encostada na porta, ela pode cair na via, ser atropelada ou eletrocutada. São vários os riscos.”

Imagem de Samuel Tuzi
Imagem de Samuel Tuzi

Frota K

Por diversas vezes foram relatados problemas com a antiga frota Cobrasma, que esta sendo reformada pelo consórcio MTTrens. O pool é encabeçado pela TTrans, com sede no Rio de Janeiro, uma das empresas acusadas de formação de cartel para burlar a concorrência em editais de fornecimento de trens e ampliação da malha metroferroviária paulista.

Talvez a composição mais famosa da frota é a K07, que teve uma pane no sistema de portas na última terça-feira (4), na estação Sé, dando início a uma sequência de ocorrências que paralisou a Linha 3 Vermelha por cinco horas no horário de pico da noite. Também foi o K07 que descarrilou em agosto passado. Entre 10 de outubro e 9 de novembro, o mesmo trem apresentou mais de 300 falhas.

Resposta do Metrô

“Quando se fala em uma falha de porta, é preciso considerar que, todos os dias, são feitos 3 milhões de aberturas e fechamentos de portas. São mais de 4.500 viagens diárias, o que corresponde a 70 mil km. Em média, 4,6 milhões de passageiros utilizam o metrô nos dias úteis.” disse a nota do metrô ao jornal.

Já o secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, disse que os Metroviários tem “fobia” em relação aos trens recordistas em panes. “É alguma coisa precisa ser explicada talvez até no campo da psicologia”, afirmou. “O que me causa mais espanto é que o metroviário representado por esse sindicato, ao invés de colaborar, quer jogar a população contra a própria instituição de 40 anos.”

 

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus