O sindicato dos Metroviários discordou com a avaliação do Governo de São Paulo sobre o motivo do caos que tomou conta da Linha 3-Vermelha do Metrô nesta terça (4). Ideia defendida pelo Governador Geraldo Alckmin e pelo Secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes dão conta que uma ação orquestrada foi a mentora do confusão que ocorreu na linha mais lotada do sistema.
Já o presidente do Sindicato dos Metroviários de São Paulo , Altino de Melo Prazeres, conta que o problema começou depois que um trem da frota K apresentou falha na estação Sé. Adivinhem qual composição: K07. “O problema [que provocou o tumulto] foi com o K-07, que é o mesmo trem que descarrilhou em agosto de 2013. Esse trem faz parte da frota K. Todo mundo sabe que pode dar problema. O Metrô estava trabalhando na sorte. O sindicato tinha advertido que, particularmente em horário de pico, poderia dar problema em cadeia”, afirmou o presidente do sindicado ao G1.
Segundo o presidente do sindicato, os trens da frota K têm apresentado falhas frequentes. Em um relatório produzido entre 10 de outubro e 9 de novembro de 2013, foram registrados 696 problemas em sete trens reformados. Desses, mais de 300 dessas falhas ocorreram nesse trem K-07.
Altino de Melo Prazeres afirma que o secretário deveria ter reconhecido o problema. “Ele tentou mudar o foco e jogar a culpa para uma parte da população. Teve um problema no trem, que não surgiu do acaso. Ele já foi denunciado pelo sindicado ao Ministério Público. Esses trens passaram por uma reforma muito ruim. Ele devia ter reconheço o problema da frota K e anunciar um investimento pesado”, afirmou.
Vale lembrar que o Ministério Público investiga um contrato para reforma de 98 trens, entre eles a frota K. Na sexta-feira (31), o Metrô anunciou a suspensão por 90 dias dos contratos de reforma de 98 trens das linhas 1 (Azul) e 3 (Vermelha).