Imagem de Sergio Mazzi
Metrô SP Monotrilho

Alckmin confirma Monotrilho da Linha 17 em Diadema

Imagem de Sergio Mazzi
Imagem de Sergio Mazzi

A Linha 17-Ouro, um monotrilho que está sendo erguido na região sul de São Paulo ainda não tem prazo certo para inicio das operações, mas já tem promessas de ir além dos limites da capital paulista, e atingir o município de Diadema. O governador Geraldo Alckmin confirmou nesta semana a extensão. Trata-se de um pedido aceito do prefeito Lauro Michels para contemplar a região com a ligação metroviária.

De acordo com o governador, já foi dada a ordem para seja feito o projeto básico, no entanto não existe previsão do inicio das obras. Na verdade, nem o projeto original da Linha 17 que ligará a estação São Paulo-Morumbi até o Jabaquara tem data para ter canteiros de obras em todo o trecho. Os pilares estão sendo erguidos apenas entre o Aeroporto de Congonhas e a estação Morumbi da CPTM na Marginal Pinheiros: “Nova licitação deve ser lançada da linha 17 (Ouro do metrô). Demos ordem para que seja feito o projeto básico e funcional, o primeiro passo. Em homenagem à cidade, vai coroar o sistema metroviário. O projeto funcional vai dizer qual será o melhor trajeto a ser utilizado, as avenidas, os locais de menor desapropriação”, disse Alckmin.

No entanto, conforme já foi discutido aqui no Via Trolebus, especula-se que o traçado margeie a Rodovia dos Imigrantes, passando pela Vila Élida e  encerrando o trecho no Terminal Diadema, no Centro. No caso seriam acrescentados mais 5,6 quilômetros de monotrilho, que vão demandar R$ 1,4 bilhão de investimento.

 

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus