A afirmação foi do próprio prefeito Fernando Haddad em entrevista a rádio Estadão nesta manhã de terça feira. O prefeito afirmou que a medida deu 4 horas por semana para o passageiro: “nós devolvemos 4 horas de jornada de trabalho para o trabalhador”. As novas faixas exclusivas para ônibus e algumas ações da CET para priorizar o transporte público foram medidas decisivas.
Haddad diz que qualquer em via que possui 3 faixas, uma deve ser do ônibus. O prefeito afirma ainda que a ação vai no encontro de todas as teses sobre mobilidade urbana, nacional e internacional.
Alguns críticos a faixas, afirmam que a cidade precisava de uma reorganização na malha das linhas. Questionado, Haddad diz que é impossível a medida antes da implantação das vias, justamente para convencer o empresário na mudanças na estrutura das linhas, uma vez que a medida aumenta a velocidade do coletivo.
Sobre a tarifa de ônibus, Haddad conta que esta em análise uma proposta que municipaliza do imposto que incide sobre a gasolina, a CIDE. Caso seja aprovada, o subsidio pode bancar a tarifa.
Outra pesquisa aponta que aumentou também o número de passageiros transportados. Ao mesmo tempo, o número de usuários transportados pelo sistema metroferroviário, que corresponde ao Metrô e a CPTM também cresceu, afastando a ideia que houve migração de passageiros entre os modais.
Ônibus maiores
Haddad diz que com o tempo, as linhas estruturais devem conter apenas ônibus articulados e biarticulados para aumentar a capacidade do ônibus na capital.