Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Monotrilho

Monotrilho da Linha 15 apresenta trepidação, diz jornal

Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra

Conforme foi amplamente anunciado nesta sexta-feira (10), o Monotrilho da Linha 15-Prata fez sua primeira viagem oficial, já que o trem já havia feito o primeiro teste no final do ano passado. O evento foi para apresentar a nova tecnologia ao secretário de transportes metropolitanos, Jurandir Fernandes.

Segundo reportagem do jornal “O Estado de São Paulo“, a composição M01 rodou por um trecho de cerca de 800 metros entre a Estação Oratório, e o pátio de manutenção que leva o mesmo nome. Segundo o repórter Caio do Valle, o trajeto foi vencido em aproximadamente dez minutos, já que, por questões de protocolo de segurança, o trem andou a no máximo 20 km/h, só um quarto da velocidade que o veículo pode alcançar.

Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra

A reportagem destacou que o composição apresentou uma maior trepidação em relação aos demais veículos ferroviários, como um trem ou metrô. O secretário Jurandir Fernandes em defesa do modal, disse que o fato se deu porque o monotrilho passou por um “trecho não comercial”, ou seja, por onde o trem não passará com passageiros quando a linha estiver pronta. “Em situação de reta e mais próxima dos 60 km/h, que será a velocidade normal dele, esse trepidar fica atenuado.”. O titular da pasta diz ainda que o polimento das vigas de concreto por onde desliza o monotrilho reduzirá as vibrações.

Vídeo feito por um participante do evento:

YouTube video

.

.

.

Abertura aos finais de semana

Após a inauguração, prevista para março, a operação comercial plena só deve ocorrer entre o fim de maio e o início de junho. Até lá, quatro trens circularão pelo ramal, que só abrirá aos finais de semana.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus