Foto: Rafael Miotto/ G1
Monotrilho

Linha 15 tem sua primeira viagem experimental

Foto: Rafael Miotto/ G1
Foto: Rafael Miotto/ G1

Nesta sexta-feira, 10, foi feita a primeira viagem do monotrilho, da linha 15-prata, com a impresa e autoridades. Em julho de 2013, Governador Geraldo Alckmin prometeu inaugurar o primeiro trecho da linha este mês.. Quando as obras começaram, o primeiro cronograma de entrega era para ter sido em 2010.

“Em 2010 foi assinado o contrato para a compra dos trens, é estranho alguém falar isso, eu vi isso no site, é verdade. Quem colocou isso no site, naquela ocasião, eu fui procurar saber, não sabia o que estava falando. Como pode inaugurar algo em 2010, se os trens foram comprados em 2010. Os trens começaram a ser testados em 2012 no Canadá e estão sendo entregues agora. Eu não sei se foi erro, precisa perguntar para quem fez esta afirmação na época””, disse o secretário estadual dos transportes, Jurandir Fernandes, durante o evento.

Imagem de Sergio Mazzi
Imagem de Sergio Mazzi

A viagem, que começou na futura Estação Oratório, na Vila Prudente, e foi feita a 20km/h, foi a primeira com pessoas de fora da equipe técnica. Segundo Fernandes, o monotrilho de São Paulo é o maior do mundo e deve ser inaugurado em março. No entanto, mesmo com a inauguração, só será aberto ao público entre maio e junho depois de mais testes.

Apesar da viagem ter sido feita a 20km/h, por ainda estar em fase de testes, o secretário disse que a velocidade pode chegar a 80km/h, mas deve funcionar a 70km/h, por medidas de segurança. As obras ainda não foram concluídas e antes de entrar no trem, a imprensa observou que o vão entre o trem e a plataforma é maior do que a média. A viagem terminou no pátio de manutenção, cerca de dois km depois da Estação Oratório.

A linha 15-prata terá 18 estações ligando a estação Ipiranga, da CPTM, à Cidade Tiradentes.

“Em 2015, já nos comprometemos com a prefeitura de levar a linha até a Jacu-Pêssego. Em 2016, chega na Tiradentes”, disse Jurandir.

Com informações do Portal G1.

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus