Greve Metrô SP

Metrô pode entrar em greve na próxima terça-feira (28)

greve-metro-sp-trem-parado-greve-cptmO ano mal começou, e o sindicato dos metroviários promete greve para a próxima terça-feira (28). O assunto será levado para os funcionários na assembleia geral da categoria nesta segunda-feira (27). Segundo o presidente do Sindicatos dos Metroviários, Altino de Melo Júnior, o motivo da greve geral é o descumprimento do acordo trabalhista feito em 2013 entre o Metrô e os seus funcionários, representados pelo sindicato.

De acordo com o Jornal Diário de SP, o acerto ocorreu em uma audiência no TRT (Tribunal Regional do Trabalho), na qual ficou acertado que a companhia faria a equiparação salarial entre profissionais que exercem a mesma função na companhia e possuem até dois anos de serviços prestados: “Eles iniciaram equiparação salarial na empresa, mas nem todos os profissionais foram beneficiados. Eles alegam que fizeram a equiparação de mil funcionários, mas, na prática, o número seria menor, de uns 200. Mesmo que sejam os mil funcionários, ainda faltam outros mil”, diz Prazeres Júnior ao jornal.

Outro fator, é que a categoria quer a concessão de bônus por periculosidade para os agentes de estação, pois entendem que eles auxiliam na segurança do Metrô: “Dizem que eles não correm riscos, mas temos casos de agentes que foram agredidos”, afirma o presidente do sindicato, lembrando que apenas os seguranças recebem o bônus desde o início do ano passado.

O metrô divulgou uma nota em que lamenta a decisão de marcar a paralisação e destaca que a decisão poderá prejudicar mais de 4 milhões de pessoas. Além disso, pede que a categoria não tome “nenhuma atitude irresponsável”.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus