SPTrans

Haddad pode pedir mais tempo ao MPE para retirar táxis dos corredores de ônibus

O Ministério Público Estadual havia estipulado um prazo de 45 dias para a Prefeitura de São Paulo retirar os táxis das vias exclusivas dos ônibus, onde o período vence no início de fevereiro. Se a prefeitura desobedecer, fica sujeito a uma ação civil pública. Mas o prefeito Fernando Haddad (PT) contou nesta segunda-feira, 13, que pode pedir ao MPE uma prorrogação deste prazo.

O prefeito afirma que o assunto ainda precisa ser debatido pela sociedade. “Não tem nada pré-definido ainda, até porque seria um desrespeito levar uma decisão pronta para um conselho que está sendo chamado a se manifestar sobre o que pensa. Então, nós estamos levando os estudos e vamos aguardar uma primeira manifestação para iniciar os debates.”

Sobre o prazo do MPE, Haddad conta que o diálogo com a instituição é bom. “Podemos firmar um outro ponto de vista e, eventualmente, levar ao Ministério Público uma consideração de prazo, de modulação da decisão. E, para isso, a gente quer ouvir um pouco mais a sociedade. Duvido que o Ministério Público esteja contra a iniciativa de ouvir mais os conselhos da cidade, para chegarmos à melhor decisão possível.”

Táxis atrapalham os ônibus, aponta estudos

Estudos feitos pela prefeitura mostram que os usuários de táxi somam menos de 1% do total de pessoas que utilizam os corredores. “Como resultado, os passageiros de táxi impactam negativamente 99% dos usuários do transporte público coletivo que trafegam nos corredores”, diz o estudo.
carro

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus