SPTrans

Haddad diz que não terá aumento na passagem em 2014 e acredita na tarifa zero

A cidade de São Paulo não terá aumento na passagem de ônibus em 2014, é o que afirma o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad em entrevista ao jornal El Pais/Brasil. Ainda sobre passagem, o prefeito da maior cidade brasileira diz ser possível chegar a tarifa zero: “é possível aumentar o subsídio à tarifa até o ponto de chegar a 100%? A minha opinião é que sim, se tiver uma fonte de financiamento. A municipalização da CIDE. Se os prefeitos forem autorizados a tributar a gasolina para subsidiar a tarifa, você poderia avançar no subsídio e diminuir o preço da tarifa no bolso do trabalhador” disse Haddad.

O prefeito contou também que na escolha da priorização do transporte público, enfrenta interesses: “A questão da mobilidade é clássica no mundo inteiro. Todo mundo sabe que deve priorizar o transporte público, mas tomar a decisão de priorizá-lo é difícil porque incomoda aqueles que estão comodamente utilizando o transporte individual.”

O petista também admitiu que as manifestações ocorridas em junho, quando o Movimento Passe Livre iniciou um movimento para a redução da tarifa, fez com que a prefeitura reforçasse a prioridade nos transportes: “Já tínhamos anunciado na campanha que faríamos (faixas de ônibus), mas impulsionados pelas manifestações de junho, fizemos em seis meses o que faríamos em quatro anos, o que resultou em um incremento na velocidade do ônibus, superior a verificada em Nova York e Paris, que tomaram a mesma decisão.”

Apesar da boa aprovação nas faixas exclusivas, alguns institutos de pesquisas apontam baixa popularidade de Haddad. Mas o prefeito parece não disposto a mudar de estratégia, e declarou que só com perseverança é possível enfrentar o problema de mobilidade em São Paulo, que segundo ele, é cultural: “É a perseverança. O trânsito em São Paulo piorou menos em 2013 do que em 2012, quando não se investiu um centavo em transporte público. O trânsito aumentou 11% de 2011 para 2012, sem uma faixa, sem um corredor. E de 2012 para 2013, 7%. Óbvio que é uma mudança de cultura, talvez geracional. No meu tempo, o presente de quem entrava na faculdade era um carro. Outro dia, meu filho me disse que pensava em se desfazer do carro, em função dos custos associados. Paga-se muito mais de seguro de carro em São Paulo do que de IPTU.”
haddad1

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus