O antigo ramal paulista vai crescer e ultrapassar os limites da capital paulista. A linha 2-Verde, que hoje sai da Vila Madalena, passa por de baixo da avenida paulista, e chega até a Vila Prudente, deve ser expandida até Guarulhos, na futura estação Dutra, cruzando a Linha 3-Vermelha na estação Penha.
A decisão de levar a linha 2 zona leste a dentro é uma das medidas defendidas pelo planejamento do Metrô para desafogar a linha mais carregada do sistema, a vermelha. A expansão já havia sido divulgada pela gestão passada do governador José Serra a partir de 2010. Em 2012 o atual governador Geraldo Alckmin havia publicado que lançaria o edital naquele ano, e que as obras começariam em 2013.
Agora uma nova promessa surge: Alckmin anunciou nesta terça-feira em um evento que marcava a chegada do Tatuzão na futura estação Eucaliptos, da linha 5-Lílas que o edital de construção da expansão da linha 2 sai em março. Em 2012, com a promessa de início das obras em 2013, a previsão era que os obras estariam prontas em 2017.
Quando a ampliação estiver completa, a Linha Verde terá mais 12 estações: Orfanato, Água Rasa, Anália Franco, Vila Formosa, Guilherme Giorgi, Nova Manchester, Aricanduva, Penha, Penha de França, Tiquatira, Paulo Freire e Dutra. No entanto, comentasse que o governo fará a obras em 2 fases. A primeira até a estação Vila Formosa juntamente com o estacionamento de trens denominado rapadura, e posteriormente a segunda fase até a estação Dutra.