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Sem táxis, velocidade dos ônibus nos corredores aumentariam 25%, diz Tatto

velocidade_corredoresA prefeitura vai ou não proibir o uso dos corredores de ônibus pelos táxis? Esta foi a pergunta que o secretário municipal de transportes, Jilmar Tatto, recebeu em entrevista a rádio CBN. Tatto diz que não existe uma decisão, mas a retirada dos táxis aumentaria em média 25% a velocidade dos ônibus no sentido Bairro-Centro e 31% no sentido Centro-Bairro. A presença dos táxis, segundo ele, vem reduzindo 28% em média a velocidade dos ônibus. Tudo leva a crer que os táxis devem ser proibidos pela prefeitura de trafegar pelos corredores.

Sobre a alegação de que a saída dos táxis no corredores acarretaria mais trânsito nas vias dos carros, o secretário disse que o zigue-zague em que estes veículos fazem entre as faixas de ônibus a esquerda e o desembarque a direita causa muito mais filas de automóveis, se baseando nos estudos apresentados.

O Ministério Público de São Paulo recebeu nesta semana três estudos encaminhados pela prefeitura sobre a eficiência das faixas e dos corredores exclusivos de ônibus. Um estudo foi feito pela SPTrans, outro pela CET e um terceiro por uma empresa do mercado especializada.

A administração municipal diz ainda que nos trechos onde trafegam os táxis, três em cada quatro carros usam os corredores exclusivos, mas transportam apenas 1% das pessoas que passam pelas faixas. Na visão da prefeitura, por causa de uma minoria de passageiros, a maioria ainda sofre com viagens mais demoradas.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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