Mobilidade Urbana SPTrans

São Paulo registra queda de passageiros transportados por ônibus

17102012---onibus-cruza-viaduto-sobre-a-avenida-rubem-berta-em-sao-paulo-que-tem-transito-intenso-na-tarde-desta-quarta-feira-17-1350507526442_1920x1080O sistema de ônibus municipal de São Paulo perdeu passageiros, na ordem de 9 milhões 496 mil 386 passageiros na comparação entre o acumulado de janeiro a setembro de 2012 com o mesmo período de 2013, ou cerca de 4,35% de queda, de acordo com a SPTrans.

Especialistas apontam que esta queda se dá pela migração dos passageiros do ônibus para o carro, e para o transporte sobre trilhos, no caso o Metrô e a CPTM, que tiveram aumento na oferta. Junto com este aumento, cresceu também o número de falhas. Todavia, o passageiro ainda prefere o sistema sobre trilhos ante ao carro pela sua confiabilidade. No Metrô, por exemplo o número de viagem programada e efetivamente cumprida é na ordem de 98%. Já o ônibus, pega congestionamento e muitas vezes possui intervalos grandes.

Já o outro caso é preocupante: Mais carros na rua, significa mais trânsito e maior poluição. E muitas vezes o motorista do carro que reclama do trânsito, é o mesmo que fala mal das faixas exclusivas que foram criadas para tentar reduzir o tempo de viajem dos ônibus. Claro que a solução ideal para o modal coletivo sobre rodas são a construção dos corredores de ônibus, do tipo BRT, com o segregamento total da via. Neste caso, já imaginou a reclamação dos condutores?

O Blog Ponto de Ônibus trouxe dados sobre o crescimento da frota de veículos, onde o Denatran – Departamento Nacional de Trânsito referentes a setembro, da conta de que a frota de veículos na cidade de São Paulo continua crescendo e chegou a 6 milhões 585 mil 559. Deste total, 4 milhões 940 mil 944 são carros de passeio.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus