Uma das 3 propostas da CPI dos transportes, sendo aprovada de ultima hora a apresentada pelo vereador Paulo Fiorilo (PT), deve na verdade reforçar propostas do prefeito Fernando Haddad e do secretário de transportes, Jilmar Tatto, como redução no número de linhas de ônibus e a compra de uma frota pública, correspondente a 30 por cento da frota de 15 mil ônibus da cidade de São Paulo, conforme noticiou o Blog Ponto de Ônibus.
A novidade é que a relatora da Comissão Parlamentar de Inquérito, a vereadora Edir Sales (PSD), da conta de que o valor da passagem de ônibus pode ser reduzido em onze centavos, caso o cálculo da tarifa levasse em consideração o custo do óleo diesel. Nos dias atuais, o calcula da tarifa se baseia no preço médio do óleo diesel, de R$ 2,13. O secretário municipal de transportes, Jilmar Tatto promete estudar a proposta.
O sindicato que representa as empresas de ônibus de São Paulo, o SPUrbanuss, afirmou que não é possível calcular as tarifas da capital com base nos valores mínimos do combustível devido as características operacionais, além da topografia extensões dos trajetos das linhas. Por conta disso, segundo o sindicato, fazem com que o perfil de consumo de diesel sofra variações. o SPUrbanuss ainda informou que do total de gastos das empresas, 51% são valores fixos, como salários que têm alterações uma vez por ano, já 32% são variáveis, como consumo de diesel e os custos por quilômetro percorrido.
Outro ponto que chama a atenção, é a afirmação da vereadora que a SPTrans deveria ter uma fiscalização mais eficaz das empresas de ônibus. A vereadora diz que além de multas, que parecem não assustar empresas, em caso de viagens não cumpridas ou interrompidas parcialmente, deveria haver desconto proporcional na remuneração dos operadores de transportes.
Com as informações de Blog Ponto de Ônibus