Metrô SP

Frota K: Funcionário do Metrô diz que trens colocam em risco integridade de passageiros

Uma nova denúncia vem a tona envolvendo a frota K do Metrô, desta vez feita pela rádio CBN. Um levantamento obtido com exclusividade pela Rádio mostrou que os trens desta frota, que circulam pela linha 3-Vermelha, apresentaram ao longo de 30 dias quase 700 falhas técnicas.

Só a famosa composição K07 registrou 360 falhas em 30 dias. A mesma composição descarrilou próxima a estação Palmeiras-Barra Funda, e abriu as portas do lado oposto da plataforma na estação Santa Cecília.

A reforma destes trens é alvo de denuncia do Ministério Público, onde a promotoria diz que a reforma acabou custando mais caro que a compra de trens novos. O MPE pede para que o Metrô suspenda os contratos de modernização dos 98 trens, onde a frota K faz parte.

O diretor de operação do Metrô, Mario Fioratti diz que as composição são seguras, e estão por um período de adaptação.

CBTC

A reportagem diz ainda que com o atraso na troca da sinalização dos trens, muitas composições reformadas estão retidas nos pátios, já que estas possuem apenas o CBTC a bordo.

Confira a reportagem:

Reprodução do Sistema de Controle de Falhas do Metrô de São Paulo. O trem K07 registrou 360 falhas em 30 dias.
Reprodução do Sistema de Controle de Falhas do Metrô de São Paulo. O trem K07 registrou 360 falhas em 30 dias.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus