Tarsila começou a operar na estação Adolfo Pinheiro (Foto: Letícia Macedo/G1)
Metrô SP

Segundo tatuzão começa a escavar na linha 5-lilás do Metrô

Começou a operar nesta segunda-feira (4) o segundo dos três tatuzões (shields) que vão abrir túneis na Linha 5-Lilás, que ligará o Largo Treze à Chácara Klabin. A máquina que começou a operar nesta segunda, apelidada de Tarsila, possui uma roda de corte de 6,9 metros de diâmetro, 108 metros de comprimento, 720 toneladas, sendo capaz de perfurar 14 metros de túnel por dia. Enquanto escava, o equipamento instala os anéis de revestimento de concreto, deixando, assim, o túnel pronto para a montagem dos trilhos.

Um tatuzão já está em operação na linha. Ele começou a escavar em setembro saindo do Poço Bandeirantes em direção à estação Chácara Klabin. Por motivos geológicos, ele não poderá ser utilizado no trecho entre Adolfo Pinheiro e Bandeirantes. Por isso, foram providenciados dois shields com porte menor. Até dezembro, um terceiro shield, a Lila, deve começar a operar na mesma linha.

Tarsila começou a operar na estação Adolfo Pinheiro (Foto: Letícia Macedo/G1)
Tarsila começou a operar na estação Adolfo Pinheiro (Foto: Letícia Macedo/G1)

O governador Geraldo Alckmin esteve nesta manhã na obra da futura estação Adolfo Pinheiro. Ele explicou que é preciso os trabalhos da Tarsila avancem para que Lina possa começar a operar. Segundo Alckmin, em função dos trabalhos dos tatuzões não é possível inaugurar os trabalhos aos poucos. É preciso que a intervenção das máquinas tenha sido concluída para que a inauguração das linhas seja possível.

“Nós esperamos entregar a estação Adolfo Pinheiro em janeiro e vamos avançar o mais rápido possível em toda a obra. Acho difícil que a gente consiga entregar mais estações ainda no ano que vem. O fato é que elas vão estar muito perto de serem inauguradas. Quando entregar, entrega logo o conjunto [das estações]”, afirmou o governador. Alckmin afirmou que a linha deve se entregue até 2016.

Lina deve começar a operar em dezembro (Foto: Letícia Macedo / G1)
Lina deve começar a operar em dezembro (Foto: Letícia Macedo / G1)

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus