Ciclista

Pedalar em grupo diminui o cansaço em 75%

Pedalar é sempre bom. Distrai a cabeça, fortalece os músculos e ainda não polui o meio ambiente. Se for acompanhado, melhor ainda. Não sou eu quem diz isso. É o bicampeão e professor de ciclismo Marcelo Iannini, que contou que as pessoas que pedalam em grupo economizam até 75% de energia, uma vez que entram no vácuo do outro ciclista. E isto não vale apenas para os atletas.

A pouca distância que separa os ciclistas numa prova de velocidade diminui o desgaste físico porque, quanto menor o espaço, menor também é a resistência do vento, responsável pelo cansaço. Entretanto, é preciso ficar atento para o equilíbrio, principalmente nos passeios ciclísticos, em que há diversos tipos de participantes, com diferentes níveis de condicionamento físico.

180997_292500_2012spbiketour01

Então fique atento: respeite os espaços de todos os ciclistas. “É bem delicado. Uma encostada já pode te desequilibrar”, explica Kleber Ramos, brasileiro mais bem colocado na Tour do Rio de 2013. O mesmo conselho vale, principalmente, para quem participa de competições com as bikes. “É preciso muito treino para que, na hora da corrida, você consiga lidar com os riscos”, completa o ciclista.

Embora o método seja aliado na redução do cansaço, nem sempre é possível pedalar com pouca distância nas ciclovias, e, principalmente, nas ciclofaixas de lazer – vias exclusivas nas quais também não é indicado apostar em altas velocidades, em respeito aos demais ciclistas. No entanto, a tática ajuda a reduzir o esforço nos pedais noturnos – passeios ciclísticos coletivos que incentivam muita gente a aderir a bike como meio de transporte nos grandes centros urbanos.

Com informações da Revista Bicicleta.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus