CPTM

CPTM e os sucessivos atrasos na troca do sistema de sinalização

A CPTM não tem novos prazos para troca do sinalização de suas 6 linhas, sistema que controla a movimentação dos trens, ou pelo menos não sabe informar quando. Ao perguntar no Twitter da empresa, a companhia disse que “está empenhada em concluir as obras de modernização o mais breve possível”.

Os prazos para a instalação da nova tecnologia foram dadas a partir de 2007, e até 2012 todos os ramais deveriam contar com as sistemas de sinalização. Acompanhe:

Em 2007, a CPTM fechou financiamento do Bird para implantar o ATC nas linhas 7-Rubi, 9-Esmeralda e 12-Safira no valor à época de R$ 200 milhões, ganho por o consórcio formado por Efacec e Union Switch. Nessas linhas, o intervalo entre os trens deveria ter caído para 4 minutos no fim de 2010, mas houve atrasos sendo que apenas a linha 9, que teve a sinalização instalada, tem este intervalo nos trecho entre Pinheiros e Jurubatuba no horário de pico. O novo prazo agora para os ramais 7 e 12 é para 2015, ou seja 8 anos depois…

Já em 2009 a Companhia assinou um contrato de € 280 milhões com um consórcio formado pelas espanholas Dimetronic e Infoglobal e pela brasileira MPE Montagens e Projetos Especiais. O contrato prevê a implantação de um novo sistema de sinalização e controle de tráfego, o chamado CBTC, nas linhas 8, 10 e 11. Naquele ano, as linhas 8 e 11 tinham o prazo de 18 meses, ou seja, 2012 para instalação da nova sinalização a partir da assinatura do contrato. Na linha 10, o prazo é de 18 meses depois de terminada a instalação do novo sistema nas linhas 8 e 11.

Agora a CPTM tem um novo prazo para o CBTC na Linha 11: em 2015, da Luz até Suzano. Na Linha 8, a troca do sistema está mantido para 2014.

Estas atualizações, somada as compras dos novos trens, além do sistema de energia, são vitais para a companhia reduzir o intervalo para 3 minutos, como foi prometido. No entanto, a companhia esbarra em outro problema: o compartilhamento da via com trens de cargas, que só será possível eliminar com a construção do ferroanel, onde as obras ainda nem começaram.

Os novos prazos foram divulgados pela Companhia em fóruns de discussão.
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Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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