Em breve devem começar as obras da Linha 13-Jade, um trem metropolitano que vai ligar São Paulo até o Aeroporto de Guarulhos. O Governo do Estado deve entregar o ramal em 2015. Informações vinculados em fóruns especializados de discussão sobre o tema dão conta de alguns detalhes da operação nesta nova linha. Tratam-se de respostas da CPTM enviadas pela ouvidoria da companhia:
Frota
São 8 composições que serão adquiridos a partir de 2014 do lote de 65 trens que foram comprados e estão sendo produzidos, parte pela empresa Caf e parte pela Rotem, entretanto não se sabe qual frota será destinada para a linha. A empresa diz que no início da operação, a circulação será feita com o remanejamento de trens de outra linha da CPTM. As composições terão características diferenciadas dos outros trens metropolitanos, como bagageiros. A manutenção será terceirizada, assim como ocorre na série 8000.
Sistema de sinalização
Será instalada o sistema ATC/ATO para o ramal, semelhante a Linha 12-Safira. O intervalo entre trens projeto para a linha é de até 3 minutos.
Sobre as estações
Não estão previstas portas de plataformas. Questionada sobre uma possível comunicação bilíngue, visto que parte dos usuários poderão ser estrangeiros, a CPTM disse que analisa a possibilidade. Bem curioso algo tão óbvio, ser passível de análise.