Trecho em obras da Linha 17-Ouro - Imagem de Sérgio Mazzi
Metrô SP Monotrilho

Linha 17-Ouro: Alckmin nem consegue entregar primeiro trecho e já promete o quarto para Diadema

O Governador Geraldo Alckmin acha que o povo ainda acredita em suas promessas. A bola da vez agora é a linha 17-ouro. Seu primeiro trecho, que ligará a estação Morumbi, da CPTM, ao Aeroporto de Congonhas foi inicialmente prometida para a Copa de 2014. Agora já se fala em 2015.

Depois desta etapa, a linha ainda terá mais duas: um trecho que sairá da estação Morumbi, chegando à estação São Paulo-Morumbi da linha 4-amarela (por coincidência esta estação já esta com cronograma atrasado e só ficará para 2015) e o outro trecho na outra ponta que chegará à estação Jabaquara, da linha 1-Azul. Com todo histórico de atrasos do Metrô, não creio que tudo será entregue antes de 2020.

Pois bem, mesmo com toda essa situação constrangedora da linha 17, o Governador agora já promete um quarto trecho, que sairá da Estação Jabaquara e chegará à Diadema.

O Governo de São Paulo discutirá com o Consórcio, nos próximos 30 dias, “o melhor trajeto, o mais rápido, a melhor alternativa”. “A ideia definida é Diadema com Metrô ligado à (estação) Jabaquara. Não vai ser preciso (o munícipe diademense) ir para São Bernardo. Vai direto para São Paulo”, projetou Alckmin.

A opção mais fácil seria prolongar a Linha 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi). “Mas o problema é que já está sobrecarregada. Vamos dar opção melhor, que é a (extensão da) Linha 17-Ouro, que é o monotrilho do aeroporto de Congonhas. Pega o monotrilho em Diadema, vai para o aeroporto direto. Se quer ir para o Ibirapuera, pega a Linha 17-Ouro e vai para a Linha 5-Lilás (Capão Redondo-Largo Treze), com acesso à rede de hospitais. Quer ir para o (estádio do) Morumbi? Vai direto. Se quiser ir para a (estação da) Luz, desce na Linha 1-Azul e vai para a Luz. Distribui melhor”, discorreu.

Se esse trecho um dia sair do papel e sendo otimista, eu acho que ficará pronto em 2030. E você?

Trecho em obras da Linha 17-Ouro - Imagem de Sérgio Mazzi
Trecho em obras da Linha 17-Ouro – Imagem de Sérgio Mazzi

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus