Imagem de Sergio Mazzi
Ciclista Monotrilho

Linha 15-Prata pode ter licença travada por falta de ciclovia

Quando a Prefeitura concedeu a Licença Ambiental para as obras da Linha 15-Prata, uma das condições era que fosse construída, junto a linha, um ciclovia para compensação ambiental. Porém com a inaguraçào do primeiro trecho (Vila Prudente – Oratório) se aproximando, a pergunta que não quer calar: e a ciclovia deste trecho?

O secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, disse na quarta-feira, 30, que não sabe afirmar se a via exclusiva para bikes sairá ao mesmo tempo deste trecho da obra, que está sendo feita no canteiro central da Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello. Com isso, a autorização para o funcionamento dessa parte do monotrilho poderá ser ameaçada.

Embora no trecho inicial, entre Vila Prudente e Oratório, a Prefeitura não tenha exigido a ciclovia, a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente informou em nota que “o Metrô sinalizou que implantaria a ciclovia inclusive a partir do Trecho 01, trecho este licenciado pelo Estado”, pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).

A Secretaria do Verde e Meio Ambiente, responsável por autorizar o início do funcionamento da linha, revelou em nota que, caso a ciclovia não saia do papel junto com o monotrilho, pode não conceder a permissão para o início das atividades do ramal.

“Considerando que a implantação da ciclovia é uma das condicionantes (exigência) a serem atendidas para a obtenção das licenças, não será emitida Licença Ambiental de Operação – LAO do monotrilho Linha 15-Prata caso não seja implantada a ciclovia prevista”, informou a pasta em nota.

“A ciclovia será entregue juntamente com cada trecho, conforme a obra for avançando”, divulgou a assessoria de imprensa do Metrô nesta quinta-feira, 31, um dia após a fala do secretário.

Imagem de Sergio Mazzi
Imagem de Sergio Mazzi

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Comente!

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade

Anúncios