Imagem de Leandro Matos
SPTrans

Haddad concentra insvestimentos de mobilidade na Zona Sul

Imagem de Leandro Matos
Imagem de Leandro Matos

A prefeitura de São Paulo deve aumentar gastos com mobilidade. Segundo o Plano Plurianual 2014-2017 de orçamento, enviado pelo prefeito Fernando Haddad (PT), à Câmara Municipal de São Paulo, estipula gastos na ordem de R$ 36,1 bilhões, o que equivale a 32,1% dos investimentos para obras de transportes.

Segundo a prefeitura, entre as principais ações estão a construção de corredores de ônibus, e ainda a modernização dos semáforos.

Boa parte dos recursos que serão usados para o prefeito para cumprir suas metas, ainda depende de liberação de empréstimos e liberação de verbas federais. No entanto, a administração diz que vai cortar gastos, renegociar dívidas com a União e até aumentar a arrecadação para honrar seus compromissos.

Alguns bairros periféricos serão mais beneficiados que outros, como por exemplo o do M’Boi Mirim, na zona sul, receberá 77 vezes mais dinheiro para projetos do que Sapopemba, na zona leste. De acordo com publicação do jornal “O Estado de São Paulo”, é justamente nesta região da zona sul que é uma das que elegeram Haddad com mais de 70% dos votos no segundo turno das eleições. Vale ressaltar que a maioria da verba vai para distritos com características semelhantes: periféricos e precários em indicadores e infraestrutura.

Na outra ponta, o bairro que deve ser menos contemplado com obras de mobilidade é a Subprefeitura de Sapopemba, com R$ 54 milhões. Vila Prudente, na mesma região, vem logo atrás, com projetos estimados em R$ 78 milhões. Mas, se tratando de mobilidade urbana, ambas as regiões deverão ter uma nova linha de Metrô, por meio de um monotrilho: O da Linha 15-Prata, que vai ligar a Vila Prudente até a Cidade Tiradentes, passando pela Sapopemba e São Mateus. A obra esta sendo tocada pelo governo estadual, e está prevista sua inauguração do primeiro trecho entre a Vila Prudente e Oratório para o ano que vem.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus