Ciclista

Empresa americana lança a bike híbrida

bits-wheel-tmagArticleUma empresa americana diz que “reinventou a roda”. A Superpedestrian, de olho no mercado e com o objetivo atrair mais pessoas para o uso do modal nas grandes cidades em detrimento do carro, inventou a bicicleta que dá uma mãozinha nas ladeiras.

“Se você pensar sobre as cidades de hoje em dia, eles foram desenvolvidos para a escala do automóvel, com pessoas que estão sendo obrigados a viajar grandes distâncias”, afirma Assaf Biderman, fundador do Superpedestrian. “A maioria das cidades são construídas em torno de topografias que exigem transporte motorizado e dificultam o uso da bike”, completa.

A nova bicicleta foi apelidada de “Roda de Copenhague”. Ela possuí uma peça que substitui a roda traseira convencional das magrelas. A bike combina um motor alimentado por uma bateria interna, sensores e um aplicativo para celular. Quando o ciclista pedala, sensores em conjunto com o app medem a quantidade de esforço que o piloto está colocando em cada pedal. Então, este motor oferece um impulso adicional quando necessário.

A roda não precisa ser carregada. Em vez disso, a peça é alimentada por freios regenerativo, ou seja, a ação da frenagem gera energia que alimenta o motor. Esta energia pode ser gerada também quando o piloto gira os pedais no sentido inverso.

Para tocar o projeto, a empresa americana esta recebendo um financiamento de US $ 2,1 milhões do governo, com a participação de David Karp, fundador do Tumblr.

Com informações do The New York Times

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus