SPTrans Tecnologia

Teste de ônibus com internet grátis é positivo, diz SPTrans

5854.11071-Ponto-de-Onibus-Wi-FiÔnibus com internet grátis, avisos sonoros indicando as próximas paradas, igual as P.A.s do Metrô/CPTM além de câmeras de segurança. Não estou falando de serviços de transporte por ônibus no exterior, mais poucos veículos que operam na cidade de São Paulo. São apenas cinco, das mais de mil linhas que possuem este tipo de veículo.

Tratam-se de testes que a SPTrans iniciou desde a metade do mês de julho e, apesar da necessidade de ajustes técnicos, a gerenciadora faz balanço positivo da funcionalidade. A empresa que fiscaliza o transporte por ônibus na maior capital Brasileira diz que com a tecnologia, o objetivo é facilitar a locomoção de portadores de deficiências visuais e também auxiliar quem não conhece direito as linhas, afinal quem nunca se sentiu perdido com tanta variação de números, itinerários e destinos?

Entre as linhas que foram contempladas com o benefício é a 509M-10 Jardim Miriam – Terminal Princesa Isabel, na qual vinte veículos são do tipo.

Ônibus que multa

Esta presente também em parte destes ônibus, um sistema que detecta a invasão das faixas exclusivas para coletivos, no entanto ainda não gera multas. Este sistema é constituído basicamente por uma câmera no ônibus com tecnologia OCR que faz a leitura das placas dos outros veículos.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus