SPTrans

São Paulo ganha mais 13,9 km de faixas exclusivas de ônibus nesta segunda, 30

Dando continuidade ao programa de implementação de faixas exclusivas de ônibus na cidade de São Paulo, a Prefeitura inaugura nesta segunda, 30, mais de 13,9 km de faixas. Veja abaixo os locais e horários das novas faixas.

Vila Carrão
O maior trecho a entrar em operação nesta segunda-feira está localizado na Vila Carrão (zona leste). Serão no total 4,2 km nas ruas Antônio de Barros, Cesário Galeno e Honório Maia, Viaduto e avenida Conselheiro Carrão, além das ruas Gonçalo Nunes e Rodrigues Velho. A exclusividade para os coletivos vale de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h em direção ao Centro, e das 17h às 20h. Para garantir as condições de circulação e segurança da nova faixa, além da instalação dos sinais específicos, foi feita a manutenção de toda sinalização horizontal e vertical da avenida Conselheiro Carrão, no trecho entre as ruas Rodrigues Velho e Valentim Xavier. Detalhes sobre os trechos estão disponíveis na página da CET.

Itaquera
Em Itaquera, também na zona leste, serão instalados 3,5 km de faixas exclusivas nas avenidas Nagib Farah Maluf e Prof. João Batista Conti. A operação funciona de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h no sentido Centro e das 17h às 20h em direção ao Bairro. A exclusividade acontece na av. Nagib Farah Maluf, entre a av. João Batista Conti e a av. José Pinheiro Borges, e na av. Prof. João Batista Conti, entre a av. Sabbado D’Angelo e a rua Ana Maria Sirani. Nas duas vias circulam 54 linhas de ônibus, que transportam em média mais de 410 mil passageiros por dia útil.

Centro
Nesta segunda-feira entra em funcionamento a segunda etapa da Operação Dá Licença para o Ônibus na Rótula do Centro, com 1,1 km de extensão pela av. São Luiz, viaduto 9 de Julho, viaduto Jacareí e rua Maria Paula. Os coletivos terão prioridade de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h, e aos sábados, das 6h às 14h.

Pela Rótula Central circulam 84 linhas de ônibus municipais, transportando 603.527 passageiros por dia útil, com freqüência média de 191 ônibus por hora nos horários de pico. O primeiro trecho da Rótula Central, na av. Ipiranga, tem 1 km de comprimento e foi ativado em 16 de setembro.

Nove de Julho
Os dois sentidos da avenida Nove de Julho passam a ter faixa exclusiva entre as avenidas Cidade Jardim e São Gabriel. A exclusividade funciona de segunda a sexta-feira das 6h às 22h e, aos sábados, das 6h às 14h. Os 1,4 km interligam a av. Cidade Jardim e o corredor de ônibus já existente da na via. No sentido centro, funciona desde a rua André Fernandes até a rua Japão, enquanto no sentido bairro, a prioridade é entre a av. São Gabriel e a av. Cidade Jardim. Para esta implantação, estão sendo usadas 70 placas de trânsito e 480 m² de sinalização horizontal.

Ipiranga
A região do Ipiranga somará mais 1,4 km à sua malha de faixas exclusivas. A exclusividade dos ônibus será ampliada pelas ruas Bom Pastor e Antônio Marcondes e Av. Nazaré. As faixas funcionam de segunda a sexta-feira, no sentido Centro, das 6h às 9h. No total, o bairro passa ter 4,6 km de rotas da Operação Dá Licença para o Ônibus.

Na rua Bom Pastor, a medida será instalada entre as ruas Agostinho Gomes e Antônio Marcondes. Na rua Antônio Marcondes será entre a rua Bom Pastor e a av. Nazaré. Já na avenida Nazaré, ocorre entre as ruas Antônio Marcondes e Dona Leopoldina. As alterações na circulação de veículos foram sinalizadas por 65 placas de trânsito e 715 m² de sinalização horizontal. Nas três vias circulam 30 linhas de ônibus que transportam por dia útil mais de 215 mil passageiros.

Eixo Norte/Sul
A malha de faixas exclusivas no eixo Norte/Sul vai ganhar um complemento de 300 metros na avenida Casper Líbero, no trecho entre a rua Mauá e a rua Washington Luís, sentido sul. A prioridade para o transporte público acontece do lado esquerdo da via, de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h e, aos sábados, das 6h às 14h.

O novo trecho atende às linhas de ônibus provenientes do Corredor Norte/Sul que têm como destino a av. Ipiranga/Rótula Central. Como parte das intervenções, também será proibida a conversão à esquerda da avenida Casper Líbero, sentido Sul, em direção à rua Washington Luís. Pela via circulam por dia útil 15 linhas de ônibus transportando 63.408 passageiros, com freqüência média de 47 ônibus por hora.

Dr. Arnaldo
A avenida dr. Arnaldo ganhará um novo trecho de 400 metros no sentido centro entre as ruas Heitor Penteado e Galeno de Almeida. No total, a via terá agora 1,7 km de faixa exclusiva. A exclusividade à direita vale de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h, e aos sábados, das 6h às 14h. A avenida recebe 30 linhas de ônibus que atendem diariamente 259 mil passageiros.

Zona sul
Na zona sul, um novo trecho de faixa exclusiva na rua Dr. João César de Castro vai facilitar o acesso ao terminal Gurapiranga. Os 100 m de exclusividade à esquerda valerão de segunda a sexta-feira, das 5h30 às 8h30, no sentido bairro. A implantação demandou 11 placas de trânsito e 100 m² de sinalização horizontal. As cinco linhas que circulam pela rua atendem em média a 45 mil passageiros por dia útil.

E63236680A0745AC99FBBE7A77C136AD

Cidade Tiradentes
As avenidas Márcio Beck Machado e Sousa Ramos, em Cidade Tiradentes, ganharão 700 metros de exclusividade para o transporte público, no sentido bairro. A faixa exclusiva funciona entre a Rua Arroio Triunfo (perto da Estrada do Iguatemi) e a avenida dos Metalúrgicos (junto ao Terminal Cidade Tiradentes), de segunda a sexta-feira das 17h às 20h sentido bairro. Segundo a CET, com a operação, não haverá alteração na política de estacionamento da região: a proibição de estacionar em período integral continuará valendo.

Penha
Na Penha, a rua Guaiaúna terá 800 metros de faixa exclusiva, de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h e das 17h às 20h. Para viabilizar a nova faixa, será necessário estabelecer sentido único de circulação na rua, em toda a sua extensão. A partir deste sábado (28/09), ela passa a operar no sentido da praça Benjamin Schalch (metrô Penha) para a rua Coronel Rodovalho.

Com está mudança, o fluxo veicular com destino ao metrô Penha e à Vila Matilde terá como opção a rua Alfredo de Franco, seguindo pelas ruas Aracati e Major Ângelo Zanchi. Os ônibus que circulam pela rua Guaiaúna em direção ao metrô Penha, no trecho de circulação alterada, seguirão em frente na rua Aracati, entrando à direita na rua Major Ângelo Zanchi até a praça Benjamin Schalch, seguindo assim seu itinerário normal.

O estacionamento também será proibido na Rua Guaiaúna, no lado ímpar, das 6h às 20h, e no lado par, das 6h às 9h, da Praça Benjamin Schalch até a Rua Recife.

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Comente!

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade

Anúncios