Como já era esperado, as faixas exclusivas de ônibus que estão sendo implantadas na cidade de São Paulo estão agradando o passageiro. Segundo pesquisa divulgada nesta segunda-feira (16) pelo Ibope e pela Rede Nossa São Paulo, as vias que dão prioridade ao ônibus são apoiadas por 93% dos paulistanos. Entre os mais de 800 entrevistados em agosto, 5% foram contrários à ampliação e 1% não soube ou não respondeu. A margem de erro é de três pontos percentuais.
Não é por menos. A faixa exclusiva implantada entre os meses de julho e agosto nas avenidas que faz parte do eixo norte-sul, como a 23 de Maio e a Rubem Berta, conseguiram melhorar a velocidade dos ônibus em até 108%.
No entanto, tal fato não é capaz de atrair realmente o motorista do carro para os coletivos. De acordo com a pesquisa, 30% dos paulistanos consideraram como medida mais importante para a melhoria da mobilidade a ampliação de linhas de metrô e de trem já existentes. Já a ampliação de corredores de ônibus ficou com um percentual menor – 13%. Isto se deve pela vantagem na confiabilidade que o Metrô/Trem tem em relação ao ônibus.
Outro dado importante, desta vez divulgado pela Folha de São Paulo através de outra pesquisa, é que entre as pessoas que usam mais o carro, a avaliação favorável das faixas exclusivas foi de 77%.
Pedágio Urbano
Falando novamente da pesquisa Ibope, o dado revelou que de 2012 a 2013 aumentou a aprovação dos paulistanos a medidas mais polêmicas. O rodízio de dois dias por semana, que tinha aprovação de 37% em pesquisa de 2012, agora tem o apoio de 49% dos paulistanos. Todavia, o estudo feito em 2008, a maioria da população paulistana, 54%¨, era favorável à ampliação do rodízio para dois dias.
Já a aprovação do pedágio urbano foi a mais alta registrada pela pesquisa. Neste ano, 27% da população se diz favorável à medida, em 2008, eram 24%, e, em 2012, 17%.