SPTrans

Novos pontos de ônibus em São Paulo não terão iluminação

Nosso leitor Giuliano nos escreveu relatando um problema sobre os abrigos dos ponto de ônibus na região norte de São Paulo. Ele conta que na Rua Jan Monet, 199, no Jaçanã, havia um abrigo duplo com um banco para os usuários. Entretanto, após a prefeitura ter largado mão da manutenção do ponto, o equipamento foi trocado por um novo, mas no estilo totem.

O leitor questiona se em locais com menos movimento, onde não compensa manter a estrutura do abrigo, já que o potencial pra exploração da publicidade é irrelevante, haverá uma diminuição no número de pontos com abrigo. “Os passageiros que utilizam este ponto – em menor número do que na Avenida Tiradentes, por exemplo – já não tem mais um abrigo pra lhes proteger da chuva enquanto aguardam o próximo ônibus”. Giuliano diz ainda que os abrigos não são iluminados, indo na contra-mão das principais cidades do planeta: “Imagino que não seja por indisponibilidade de energia elétrica, já que a publicidade, essa sim é iluminada”

ABRIGOacoevidro

Recorremos a empresa Otima, responsável pelos novos pontos de ônibus, e depois de muita espera, e um cutucão meu via twitter, resolveu se pronunciar.

Segundo a empresa, que foi contratada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SPObras), quem determina se o ponto de parada terá um totem ou um abrigo é a própria SPTrans.

A empresa esclarece que vai substituir os 6.500 abrigos de ônibus e 12.500 totens indicativos de parada existentes na capital paulista até o fim de 2015, e outros 1.000 abrigos novos serão implantados onde hoje só há um ponto de parada: “Os locais que receberão os novos abrigos, no entanto, ainda serão definidos pela SPTrans e também precisam respeitar a lei que estabelece a faixa mínima livre obrigatória de 1,20 metro de largura em todos os passeios do município. Em sete meses de concessão já são mais de 560 novos abrigos instalados em todas as regiões da capital”

Sobre o local que foi relatado pelo Giuliano, a empresa diz que o antigo abrigo foi retirado do local por solicitação da Prefeitura, uma vez que sua estrutura estava comprometida. “Nestes casos, a sinalização da parada será feita por um totem até que um novo abrigo seja instalado no local, seguindo o cronograma de instalação da empresa.” – disse a Otima.

Em relação a iluminação nos abrigos, a Otima esclarece que contratualmente não é obrigada a iluminar os abrigos, mas parte deles será beneficiada pela iluminação das caixas de publicidade.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus