No próximo domingo o Metrô de São Paulo dará início a operação do CBTC em toda a Linha 2-Verde. Atualmente apenas o trecho entre Vila Prudente e Sacomã possui a nova sinalização.
Em um primeiro momento, o ramal vai operar com o CBTC full nos domingos. Posteriormente, a tecnologia será estendida pro sábado, e depois para os dias úteis.
Terminada a implantação na linha verde, o novo sistema de controle de trens será levado para linha 1-Azul e depois para a 3-vermelha.
Com a tecnologia, a companhia pretende reduzir o intervalo entre as composições em 20%. Na linha 3, por exemplo, a espera será reduzida para 75 segundos.
Outras linhas
Atualmente a linha 4-Amarela já possui a tecnologia, que também esta sendo implantada nas linhas 8, 10 e 11 da CPTM. A linha Diamante será a primeira a ter o CBTC da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos. As linhas 5-Lilás e o Monotrilho da Linha 15-Prata também terão a funcionalidade.
O sistema CBTC (sigla em inglês para Controle de Trens Baseado em Comunicação), trata-se de uma tecnologia que permite que a distância entre os trens seja reduzida sem comprometer a segurança. A distância mínima, hoje de 150 metros, cairá para 20 metros.